3 técnicas de vídeo explicativo animado

Imagem de engrenagens interligadas e uma mão masculina apertando uma das porcas com uma chave de fenda

O vídeo explicativo animado, ou animated explainer video, certamente é a melhor ferramenta de marketing para explicar um conteúdo de maneira simples e compreensível ao público.

Ok, isso já sabemos, mas você sabe quais são as principais técnicas?

Neste universo, existem três  técnicas de vídeos explicativos que são comumente utilizadas: Whiteboard, Motion Graphics e Character Animation. Calma, sabemos que são muitas palavras estranhas. Mas explicaremos a seguir qual significado de cada uma, a sua importância e porque ela pode ser perfeita para a forma que você quer contar a sua história.

Whiteboard Animation: ótimo para fins educativos

O Whiteboard Animation, ou Animação em Quadro Branco, é uma espécie de animação que pode ser realizada apenas com uma caneta e um papel. Draw My Life é um exemplo disso. Em 2013, muitos youtubers, como por exemplo Felipe Neto e PC Siqueira, utilizaram-se desta técnica para contar histórias de suas vidas em um tipo de vídeo que viralizou na internet: o Draw My Life (ou desenhe minha vida). Foi imediatamente um sucesso. Além disso, muitos canais acadêmicos e universidades aderiram o Whiteboard para explicar conteúdos complexos de modo simples e expressivo. Em outras palavras, podemos resumir esse tipo de explainer vídeo em: “está claro ou quer que desenhe?”

 

Existem três motivos para Whiteboard ser o Explainer Video perfeito para você:

● Pesquisas mostram que Whiteboard é a animação que mais prende a atenção do espectador nos primeiros instantes;

● Efetivo tanto para quem aprende mais rápido ou mais devagar;

● Custo mais baixo de produção.

Saca só nosso último exemplo de Whiteboard Animation:

 

Motion Graphics: em alta no universo de animações

Há indícios do seu surgimento ter acontecido ainda no início do cinema, como já explicamos neste post. A razão de estar atualmente tão em evidência se deve ao seu dinamismo, na possibilidade de transformar e movimentar elementos que ajudem a guiar o espectador dentro da própria história.

Aqui estão três motivos para Motion Graphics ser o Explainer Video perfeito para você:

● É versátil;

● Possui a melhor técnica para estatísticas;

● É o estilo mais elegante.

Temos um exemplo de Motion Graphics para você:

Character Animation: o mais conhecido

Os filmes da Disney são ótimos exemplos de personagens marcantes. Por mais caricatos que pareçam, estes desenhos animados fazem parte da nossa realidade. Afinal, quem nunca tentou imitar a voz do pato Donald? Aqui no Gepetta, por exemplo, Mike e Sullie do Monstros S.A. estão entre os nossos preferidos. E o Character Animation não está presente apenas no cinema. Atualmente,  é utilizado com frequência no mundo corporativo. É no Character Animation que os personagens são inseridos para cativar e emocionar o espectador, seja ele colaborador, parceiro ou cliente.

Três motivos para Character Animation ser o Explainer Video perfeito para você:

● Ideal para o formato storytelling;

● História contada com base na própria vivência do espectador (ou seja, gera identificação entre o espectador e os personagens);

● Pode ser utilizado para temas complexos ou simples.

 

Segue abaixo, como exemplo de Character Animation, um dos nossos clássicos:

Referências:

https://virtualmediagroup.net/whiteboard-explainer-videos-work/