5 aberturas de novelas em animação

Imagem de um sofá e de uma televisão ligada em um programa animado

A novela é sem dúvida um dos maiores orgulhos dos brasileiros quando falamos de TV. Após tantas décadas, assisti-las certamente tornou-se um hábito diário na casa dos brasileiros.
Um dos motivos do sucesso das novelas brasileiras está no seu formato, ou seja, a exibição diária, as longas temporadas e nos episódios de longa duração, o roteiro adaptável à reação do público e, finalmente, as aberturas.
Como nas séries, as aberturas das novelas costumam carregar a síntese de sua história. Assim, como um elemento importante, o uso de animações nas aberturas demonstra a qualidade criativa que o recurso proporciona a um produto tão importante para a cultura brasileira.
Abaixo temos cinco exemplos de novelas que utilizaram animações em suas aberturas.

Uga-Uga

Produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 19h, entre os anos 2000 e 2001, Uga-Uga teve o seu enredo inspirado nas histórias de Mogli: O menino Lobo, e Tarzan.
A trama é sobre um rapaz que, na infância, teve os pais assassinados durante uma expedição na Amazônia. Anos depois, ao ser encontrado convivendo com uma tribo, seu tio o convence a voltar para cidade para encontrar a pessoa que mais ansiava pelo seu retorno: o seu avô, dono da poderosa fábrica de brinquedos Troia, cujo único herdeiro é o protagonista.
Além do enorme sucesso que a novela obteve, Uga-Uga foi uma das primeiras a utilizar animação na sua abertura. O 3D foi utilizado para dar a dimensão de um gibi que narra, de modo resumido, a trama da novela.

Amor à vida

Produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 21h, entre 2013 e 2014. Assim como Uga Uga, a novela tem como pano de fundo uma disputa entre irmãos para obter uma herança.
Naquele ano, a abertura da novela recebeu vários elogios pelo público em geral. Através de traços delicados e fluidos, presentes na composição do cenário e personagens, a abertura faz uso de técnicas modernas de animação, como o Liquid Motion, por exemplo.

https://globoplay.globo.com/v/2586117/

A animação foi criada pelo animador de “Os Vingadores” Ryan Woodward e inspirada em seu curta Thought of You. No link abaixo ele conta como surgiu a ideia deste curta.

Meu Pedacinho de Chão

Produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 18h, em agosto de 2014, Meu Pedacinho de Chão se divide em duas partes: a relação da professora com um povo humilde e acuado pelo autoritário coronel, e a amizade entre duas crianças.
A abertura conta uma variedade de cores vivas, com elementos que remetem ao mundo lúdico, de fantasia, colorido e espetacular que vemos na novela.

 

Cheias de Charme

Produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 19h em setembro de 2012, Cheias de Charme foi sucesso naquele ano, conseguindo cativar o público brasileiro com muito humor e música. Sim, Música. A novela narra a história de três empregadas domésticas que tinham o sonho de serem cantoras. E tudo deu certo graças a uma façanha comum nos últimos anos: o vídeo viralizado na internet. Assim veio a fama das “empreguetes”, e como consequência também vieram os romances, as invejas, e várias reviravoltas que aconteceram ao longo da trama.
Com cores fortes, texturas e brilho, a animação utiliza-se da técnica de 3D para ilustrar o universo das três protagonistas.

Orgulho e Paixão

Produzida e exibida pela Rede Globo em março 2018, Orgulho e Paixão é a novela mais recente da nossa lista. Ela se inspira nas obras de Jane Austen, uma das maiores romancistas da literatura mundial.
O enredo da novela conta a história de uma mulher sonhadora. Ela tem o desejo de conquistar o mundo, mas sofre com um problema: a sociedade em que vive. Naquela época o casamento certamente era visto como o único futuro para uma mulher que vem de uma “boa família”.
A riqueza desta animação está no uso de sombra e luz nos personagens. Utiliza-se de um plano de fundo que nos remete a páginas de um livro antigo. Além disso, a técnica de animação quadro a quadro é utilizada amplamente por toda a abertura.

https://gshow.globo.com/novelas/orgulho-e-paixao/noticia/orgulho-e-paixao-saiba-como-foi-feita-a-animacao-de-abertura.ghtml 

O uso cada vez mais recorrente de animação no universo audiovisual faz com que possamos perceber que este recurso possibilita expandir a criatividade e explorar novos mundos artísticos. Assim como vimos acima, cada abertura dessas novelas possui singularidade em sua beleza e estilo.