Propagandas animadas: quando o marketing nostalgia invade a publicidade

Imagem de uma fita cassete

Chegou a hora da tendência da propaganda animada. Uma forma de publicidade destinada a despertar a criança em todos nós! E por boas razões, ela não hesita em nos levar de volta à nossa infância a fim de fazer rimar “adesão” e “aspiração”. O marketing nostalgia está definitivamente entrando no mundo da propaganda, quebrando os códigos da publicidade tradicional.

Uma nostalgia que faz vender

A propaganda animada certamente é uma porta aberta para as nossas memórias do passado. “Adulescentes” ou “kidultos” são os alvos perfeitos desta publicidade retrô que nos leva de volta ao coração da infância. Numerosas são as intervenções de ícones animados na propaganda, sempre no sentido de um marketing nostalgia multi-geracional. Lembramos da Apple e de seu lembrete para a cena memorável em “A Dama e o Vagabundo” ou ainda mais recentemente sua homenagem à Pixar na vinheta “Share Your Gift”.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3dJCroCMBPM

Quem mais além da Disney, mestre na arte da animação, para colocar em foco a propaganda animada a serviço de um marketing nostalgia sob o símbolo do sonho. De fato, eles estariam errados em não fazê-lo! A aparição dos personagens da Disney é para a publicidade a garantia de um burburinho deslumbrante, assim como evidenciado pela campanha de Natal da Disneyland Paris pela BETC, que destaca um dos personagens emblemáticos da casa da Disney “Pato Donald”. Um comercial que promete ao espectador emoção, lembranças e nostalgia de nossos jovens anos! O gibi, elemento essencial deste anúncio, definitivamente dá um tom retrô, uma verdadeira piscada de olho ao marketing nostalgia.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=G4qMqbL9ACo

Elemento retrô essencial, a pop art está bem posicionada no universo da propaganda animada. Do luxo ao agronegócio, essa tendência artística soube seduzir o público com propagandas ecoando uma era tão vintage.

Marketing nostalgia, uma arte!