LinkedIn, a rede social corporativa para se explorar com urgência!

Imagem com ícones de redes sociais

O uso de redes sociais tornou-se comum nas empresas. Mas uma dessas plataformas ainda permanece à margem desse sucesso meteórico, e, entretanto, é essencial no campo empresarial. O LinkedIn pode soar fraco para algumas organizações, mas no Studio Gepetta, entendemos o que temos a ganhar com um bom domínio dessa mídia. Então por que não começar a usá-la?

 

Mas antes de tudo, o que é o LinkedIn?

 

Com mais de 500 milhões de membros, o LinkedIn é A plataforma para gerenciamento da sua imagem profissional, um número de membros que pode parecer cômico quando comparado com o de seus colegas Facebook ou Instagram, se não fosse pelo fato de que pertence a ele o monopólio em sua área. Ele difere das redes sociais convencionais como Instagram ou Facebook oferecendo conteúdo mais técnico, mas principalmente constituindo uma verdadeira rede adaptada ao seu campo. Valorizar e destacar seu setor de negócios é o lema desse grande aliado corporativo. Resumindo, poderíamos definir o LinkedIn como um Facebook vestido de terno!

 

Como ele funciona?

 

Com mais de 170 setores de negócios reconhecidos, o princípio é simples e seu modo de uso é muito semelhante ao do Facebook, tornando-o ainda mais acessível a todos. Com a diferença de que seu feed de notícias não será mais bombardeado com anúncios ou publicações, às vezes extremamente duvidosos. O LinkedIn é uma verdadeira porta de entrada para notícias comerciais e corporativas. Aviso aos adeptos do digital: esta mídia é para você!

Para os novatos, o Studio Gepetta criou um pequeno guia “LinkedIn para iniciantes” com 3 etapas:

 

  • A foto: um elemento crucial, porque não podemos esquecer que este é um perfil profissional, por isso esqueçam as fotos de férias em canga e chapéu de palha! Profite de todos os seus atributos, mantendo-se natural.
  • A apresentação: deve ser breve e principalmente cativante! Você não precisa falar sobre suas experiências profissionais aqui, porque esse é o próximo passo. Em algumas linhas, defina suas habilidades e seus pontos fortes para atrair seu alvo. Seu interlocutor deve ser capaz de identificá-lo claramente desde a primeira linha. Embora seja uma apresentação corporativa, um pouco de originalidade é bem-vindo para evitar cair no discurso institucional usual. Destaque-se!
  • As experiências: como um currículo virtual, esta etapa consiste em listar suas experiências anteriores. Cuidado para não cair na armadilha da lista de compras, nem todas as experiências profissionais precisam ser mencionadas, seu perfil deve antes de tudo manter uma linha principal coerente e uma certa relevância de acordo com seu campo de atividade.

 

E especificamente, qual é o objetivo?

 

Esta plataforma é para todos os tipos de perfis: estudantes, funcionários, profissionais autônomos, até executivos seniors. Nesse contexto profissional, é permitido construir uma rede de contatos com base no seu foco específico. Um perfil bem construído permitirá que você entre em contato com pessoas importantes em seu campo.

 

Uma plataforma de recrutamento 3.0? Of course!

 

Esse é o principal atributo dessa rede profissional, que é tão popular entre os estudantes que procuram um primeiro emprego ou um estágio. Essa geração ultra conectada compreendeu perfeitamente o que está em risco e como usar essa plataforma de forma inteligente e torná-la um verdadeiro currículo virtual e, especialmente, interativo. Sua vantagem? Libertar a imaginação publicando um vídeo no estilo “Velozes e Curiosos” para atrair atenção. E funciona! O formato de vídeo é o seu melhor aliado para destacar suas experiências profissionais e seu perfil, trazendo um toque de humor e originalidade que fará toda a diferença. Como evidência, 43% usam o LinkedIn para encontrar um emprego, um número que continuará a crescer ao longo dos anos, dada a forte presença de recrutadores nas redes.

 

Mas o fenômeno LinkedIn não para por aí! Ele também visa desenvolver sua imagem, esteja ela já próspera ou ainda em construção, oferecendo conteúdo técnico relacionado aos seus objetivos ou à sua especialidade. A única desvantagem é que não há receita de sucesso ou milagre para brilhar nesta plataforma. A frequência não é uma garantia de qualidade, priorize a qualidade de suas postagens para permanecer relevante.

 

Como você pode ver, o LinkedIn oferece boas oportunidades que requerem uma atenção especial. Um verdadeiro campo de possibilidades, uma mina de ouro na procura de emprego, desenvolva sua rede conforme você deseja para formar sua própria comunidade.

 

Mãos à obra!