Essa é a voz! Como escolher sua locução corporativa

Imagem de um microfone profissional em frente a um laptop

A locução é um elemento crucial que realmente define o tom de um vídeo. Todos nós já vivemos a experiência de assistir a um filme interessante que foi massacrado por uma má dublagem. Ninguém quer ouvir a Scarlett Johannson falando com voz de lenhador! É a prova que o som e a voz são importantes. Este elemento vital não deve ser deixado ao acaso e requer um verdadeiro trabalho de pesquisa no início: o casting. Calma, estamos aqui para guiá-lo e dar-lhe as nossas dicas para encontrar a voz que vai marcar a memória de todos.

 

Primeira etapa: Encontrar sua identidade

 

A primeira pergunta a ser feita é crucial. Seja qual for o tipo de vídeo, a locução é acima de tudo um personagem, portador de valores e emoções. Não o negligencie e dê-lhe uma verdadeira alma para capturar a atenção do seu público.

A locução, assim como o estilo gráfico, deve ser escolhida de acordo com o alvo, as expectativas e seu perfil modelo. Como o próprio nome sugere, “o audiovisual” não é apenas uma questão de visual, mas também de som! Dependendo do seu propósito, trata-se de encontrar o tom certo através da locução para transmitir sua mensagem. Uma voz jovem, madura, explicativa, calorosa, poderosa, grave, aguda … Tudo deve ser cuidadosamente pensado.

Cada pequeno detalhe de uma voz certamente dará emoções diferentes e bem distintas. Um trabalho que requer escuta! Mas que é essencial para definir O perfil do ponto central do seu vídeo.

 

Segunda etapa: Onde encontrar minha locução

 

Primeiro reflexo: Google. E, no entanto, ele nem sempre atende às nossas expectativas e pode ser decepcionante. Infelizmente, não existe um método milagroso para encontrar a “voz perfeita”.

Os sites de casting são muitos e nem todos são equivalentes. É uma questão de se interessar na especificidade da profissão e nos modelos de atores que estão referenciados. Usar um ator “histórico” também pode ser uma boa alternativa. Na verdade, o poder da voz está a favor do audiovisual e o tom de uma pessoa famosa nunca passa despercebido. O objetivo é notoriedade e memorização, sim, mas nem sempre é a solução para tudo.

Catálogos de voz na web também oferecem uma possibilidade a baixo custo. Mas também somos capazes de intervir! Graças à nossa experiência e expertise, o studio oferece a você a oportunidade de encontrar o artista que atenderá a todas as suas expectativas graças a um catálogo adaptado que nos esforçamos para expandir ano após ano.

 

Terceira etapa: A escolha

 

Certamente a etapa mais difícil. Não acontece necessariamente o “amor à primeira voz”, hesitamos, fazemos perguntas para ter certeza de fazer a escolha certa.

Portanto, antes de aprovar sua voz, algumas instruções são necessárias. Tire o tempo para ouvir várias demonstrações no estilo que você está procurando. Para estar em perfeita harmonia com o seu projeto, recomendamos que o locutor grave um pequeno trecho do roteiro. Pode parecer fútil, mas este passo pode permitir que você se destaque. Prepare notas de intenções para que a locução se encaixe perfeitamente nas ações do vídeo, não seja evasivo e entre em detalhes.

Finalmente, disponibilidade e escuta devem ser habilidades bem registradas no currículo de um bom locutor. A locução não deve ser apenas uma voz agradável, mas uma pessoa confiável em quem você pode contar. Se todas estas condições forem respeitadas, é isso aí!