3 Tendências de animação para 2020

Imagem com várias informações que parecem ser relacionadas à informática na tela

Todo ano surgem listas de tendências para os mais diversos assuntos. Como o nosso negócio é vídeo animado, resolvemos listar 3 grandes tendências de animação e motion graphics para 2020. Esta década demonstrou a importância dos vídeos animados para a comunicação das marcas, cujo público está consumindo cada vez mais vídeos como forma de absorção de conteúdo ou entretenimento.

 

1 – Tipografia

Muito utilizado nos vídeos de músicas como formato de lyric video, a animação tipográfica, ou Kinect typography, está cada vez mais ganhando protagonismo no branding ou marketing.

Um ótimo exemplo disso é animação realizada pelo RVIZ para o app da nike SNKRS:

 

2 – Logo animada

A animação da logo traz dinamismo e vida para a marca. Atualmente, a logo animada já deixou de ser um diferencial e é algo fundamental para qualquer empresa.

Não são só as cores e as formas que irão transmitir as mensagens ao público, mas, na era digital, essa transmissão se dá graças ao dinamismo da animação da logo.

Assim, alguns dos clientes do Studio Gepetta estão seguindo essa tendência e desenvolvendo suas identidades visuais animadas.

 

3 – 2D + 3D

A combinação de animação 2D e 3D veio para ficar. Recentemente, grandes marcas de indústria do entretenimento, como Sony (Homem-Aranha: no Aranhaverso) e Netflix (Klaus), resolveram trazer para o grande público essa possibilidade de unir benefícios do 2d, como o dinamismo de traços e cores, e a profundidade dos elementos gráficos que o 3D possibilita. No marketing, essa animação híbrida amplia a possibilidade de contar histórias das marcas.

 

Um exemplo dessa tendência no mundo do marketing está na animação “One Word” premiada em Cannes e desenvolvida para o aplicativo da The Learning Corp chamado “Constant Therapy”.

 

As tendências servem para ampliar as possibilidades na construção conceptual de um vídeo. Entender o motivo de sua popularidade momentânea é essencial para que se possa atingir o público-alvo com maior eficiência.