Como escrever um roteiro de vídeo? Um guia rápido do Studio Gepetta

Imagem de mãos teclando na Máquina de Escrever e um chá ao lado

Hoje abrimos as portas do nosso universo. Nosso objetivo? Guiá-los no momento de escrever ou aprovar um roteiro de vídeo, uma arte por si só que precisa ser dominada para que a máxima eficiência seja atingida. Escrever um roteiro de vídeo se revela ser um exercício extremamente complexo que requer um método, por assim dizer. Na verdade, não se trata apenas de lidar bem com as palavras e de pensar na estética para criar um vídeo de qualidade. A arte do roteiro de vídeo baseia-se principalmente na síntese e clareza das informações para obter um vídeo que possa ser compreendido por todos os seus públicos.

 

Então não se preocupem, o Studio Gepetta está aqui para dar algumas dicas e ajudá-los a se tornar o mestre indiscutível do roteiro de um vídeo ou, pelo menos, ter um olho bom para aprovar um roteiro escrito por uma agência.

 

Primeiro passo: conheça seu público alvo

 

Antes de qualquer coisa, o roteiro de um vídeo deve ser baseado em uma percepção perfeita do seu público alvo. Querendo privilegiar a criatividade e a originalidade, às vezes esquecemos o principal. Resultado, o vídeo não atende às expectativas do público! Portanto, vamos dedicar um tempo para identificar os problemas e objetivos de nosso público alvo para criar um conteúdo adaptado que atenda às expectativas dele. A compreensão do problema é, portanto, o primeiro passo indispensável para poder entrar em contato com seu público alvo. Um problema que você é capaz de entender para poder propor A solução. Se este primeiro passo for respeitado à risca, então missão cumprida! Tenham em mente que a empatia deve ser a palavra-chave de um bom redator.

 

Como entrar no personagem do seu público alvo?

 

Para compreender e alcançar seus objetivos, vocês precisam, antes de tudo, fazer as perguntas certas. Este é o trabalho do marketing criativo! Qual é a mensagem que quero transmitir? Qual é o meu mercado alvo? Qual é a sua necessidade, suas expectativas? Que sentimento eu quero transmitir através do vídeo? Qual impacto meu vídeo deve ter?

 

Segundo passo: a investigação

 

O segundo passo é uma verdadeira missão de investigação. O briefing do cliente pode, às vezes, dar lugar a algumas perguntas ou mal-entendidos. Nós, redatores, precisamos nos tornar jornalistas e partir à procura das informações perdidas. Um bom roteirista deve ter uma visão e conhecimento aguçado para desenvolver um roteiro impecável. Para se tornar um verdadeiro especialista no tema, é necessário abrir os horizontes para possibilidades, tanto interna como externamente, interessando-se por eventos atuais como um todo. Acordem o Sherlock Holmes em vocês!

 

Terceiro passo: escolha a sua estrutura de roteiro

 

De acordo com a análise feita de antemão, vem o passo da escolha da estrutura. Querendo fazer nossa criatividade falar, muitas vezes esquecemos o objetivo principal. Quais são as expectativas do meu cliente? Às vezes é melhor seguir uma estrutura clássica, mas que não falta com a eficiência. Simplicidade não é incompatível com originalidade!

A estrutura clássica é amplamente aclamada pelo cinema de Hollywood. Mas o que é uma estrutura dita clássica? Ela é baseada em um roteiro de 3 atos, são eles, um começo, um meio e um fim. Novamente, nada mais simples! O ato do começo introduz os personagens e seus problemas que constituirão o tema principal da história, o meio da história revela e explica o coração do problema, e o ato final o resolve! No entanto, se o propósito do seu vídeo lhe permitir, vocês ainda podem ser imaginativos. O « storytelling » ou o caso de uso podem ser ótimos aliados para criar um conteúdo personalizado e original que se encaixe perfeitamente na imagem da sua empresa.

 

Quarto passo: priorize suas informações

 

Antes de dar voz à sua alma de criativo, é necessário esclarecer e ordenar as informações. Como uma ferrovia, o roteiro de um vídeo deve ser fluido para ser entendido por todos. Este passo de priorizar a informação envolve uma dosagem justa de clareza e humor para obter um roteiro perfeito. A chave do sucesso está, antes de tudo, no equilíbrio dos textos.

 

Quinto passo: hora de escrever

 

Vocês podem finalmente começar a escrever o roteiro. Prestem atenção no tamanho dos textos e no tom usado. O roteiro de vídeo é uma verdadeira arte editorial que requer grande precisão e rigor. Não excedam o tempo alocado pelo cliente, encontrem o tom certo e as palavras certas para abordar o seu público alvo e captar a atenção da sua plateia, estas são as preocupações de um bom roteirista.

 

Sexto passo : revise (1000 vezes, se necessário)

 

Nunca podemos dizer o suficiente, a revisão deve ser a palavra principal do editor. Erros de digitação acontecem rapidamente, armem-se com paciência e reservem o tempo necessário para que nada seja deixado ao acaso. Um passo que pode parecer inofensivo, mas que entretanto é p.r.i.m.o.r.d.i.a.l.

 

Finalmente, não vamos esquecer que o roteiro de vídeo é parte de um universo único que deve ser dominado para tirarmos o melhor proveito. É essencial conhecer o funcionamento do mundo audiovisual para esboçar um roteiro de qualidade. Valores de planos, vocabulário e linguagem audiovisual, ponto de vista e ângulo de câmera … Todos esses parâmetros são essenciais para a escrita correta de um roteiro. Sim, o roteiro de vídeo é uma arte literária que não pode ser improvisada.

 

Preparar… Apontar… Escrever!