Cinco dicas para um trabalho home office mais produtivo

Imagem de um jovem rapaz sentado em frente à sua mesa de trabalho

Em um mundo que sofre mudanças constantemente, e com o avanço da tecnologia, o modelo de trabalho convencional exigiu uma série de adaptações em seus processos, e, com ela, o maior acesso às redes de comunicação via internet foi utilizado para melhor desempenho da produção em diversos lugares do mundo.

Para muitos, o modelo remoto ainda é um hábito que precisa ser moldado para que não ocorra interferências em seu desempenho de criação. Para isso, desenvolvemos algumas dicas para você ter um maior aproveitamento do seu tempo de produção em casa.

Aqui estão os tópicos que iremos abordar:

 

  1. Crie um ambiente de trabalho;
  2. Mantenha velhos hábitos;
  3. Tenha autodisciplina;
  4. Realize networking;
  5. Cuide da sua saúde.

 

Crie um ambiente de trabalho

 

É comum que os ambientes residenciais e empresariais sejam diferentes, no entanto quando unimos as duas coisas, precisamos adaptar o local para trabalhar e separar em nossa mente um espaço de lazer e outro de produção. Quando entramos em um ambiente que encontramos objetos comuns do nosso lar, conectamos a mente a um momento de relaxamento. Evitamos isso retirando todo e qualquer material que possa nos trazer distrações e seja descartável para a realização de nosso trabalho, sejam revistas, material cosmético, televisão, etc. Em sua mesa, deve haver apenas o material de trabalho necessário e organizado para que o fluxo de produção possa seguir sem complicações. Deixe seu local bem iluminado com a luz natural e arejado, isso faz com que seu organismo perceba que é dia e permaneça desperto.

É normal que muitas pessoas não estejam acostumadas a verem outras trabalhando home office, então é fundamental deixar todos seus conhecidos mais próximos, como familiares, e os que tenham um contato mais frequente com você, notificados que está trabalhando em casa, isso faz com que eles não se preocupem e saibam respeitar seu horário de produção.

 

Mantenha velhos hábitos

 

O cotidiano de trabalho em empresas já está solidificado há anos, e com isso muitos hábitos foram adquiridos no dia-a-dia de todos. Esses hábitos ajudam no comportamento de uma rotina sem precisar raciocinar tanto no que fazer para começar um dia de trabalho, exigindo menos esforço e tempo para iniciar nossas tarefas.

Normalmente, as pessoas precisam de um tempo para se situar e organizar a mente para iniciar o foco dos seus afazeres. Por mais que não precisem se deslocar para trabalhar em outro local, é importante acordar cedo para que possam preparar um belo café da manhã tranquilo e poder organizar seu espaço entre 20 a 30 minutos antes de colocar a mão na massa, com isso poderá iniciar seu projeto sem outras preocupações ou pressa.

Nada de pijamas, mas também não precisa chegar ao ponto de usar terno e gravata. A forma que você se veste, muitas vezes está ligada diretamente ao ambiente em que você se encontra, escolher uma roupa casual para trabalhar irá criar uma conexão mental com o serviço a ser prestado da mesma forma que cria um local para trabalhar.

Procure ter um horário fixo para a pausa de almoço, manter o horário que as empresas costumam para interromper momentaneamente suas atividades faz com que todo o contato possuído tenha uma mínima noção de qual hora fica mais conveniente para se relacionar sem maiores incômodos e/ou frustrações.

Em reuniões por videoconferência ou por telefone, não vá direto ao ponto, procure conhecer melhor com quem está se relacionando, pergunte como foram seus dias, o que tem feito de interessante nas horas vagas, etc. Puxe um pequeno diálogo antes de qualquer coisa para não parecer uma coisa tão “robótica”. Isso fará com que a outra pessoa sinta-se à vontade e perceberá que você se preocupa com ela, consequentemente os laços que criarão serão muito mais fortes e amigáveis.

 

Tenha autodisciplina

 

Boa parte de nossas vidas temos o acompanhamento de outras pessoas, na infância temos orientações de nossos pais, mais na frente somos guiados pelos professores e quando iniciamos nossa vida de trabalhador temos nossos supervisores. Isso pode acarretar inconscientemente uma dependência de alguma orientação externa e quando não estamos sob supervisão de alguém, somos sensíveis a distrações. Para evitar isso, precisamos fazer uma autoanálise e identificar nossos pontos fortes e fracos.

Por mais que facilitem a comunicação e o compartilhamento de conteúdo, o vilão principal contra a autodisciplina são as redes sociais. Muitas vezes sentimos a necessidade de interagir e/ou verificar o que está acontecendo com nossa rede, durante o trabalho home office, a melhor forma de solucionar isso é desativando os sinais de notificação do aplicativo. O som ou a numeração que surgem, podem dar um impulso para você tomar uma iniciativa de observar o motivo do sinal e acaba acarretando em um momento de distração. Fazendo com que você perca um pouco de tempo para retomar uma atividade.

Saiba separar os afazeres por prioridades, fazer uma lista ordenada pode ajudar a criar um fluxo melhor. Quando estamos livres de escolhas, podemos ficar perdidos e gastar muito tempo para conduzir algo dando muitas idas e voltas desnecessárias.

Para manter foco nas atividades, uma técnica muito disseminada é a técnica do Pomodoro, ela consiste em utilizar um cronômetro para realizar uma tarefa em 100% sem abrir espaço para outras atividades que deseje fazer. A ideia é aumentar a agilidade mental com curtas pausas.

Originalmente, são marcados 25 minutos de atividade, como por exemplo, escrever um texto, a única coisa a ser feita será sua redação, sem espaço de tempo para verificar/enviar mensagens, trocar de música que esteja ouvindo, botar o lixo para fora, etc. Para quem não está acostumado com a técnica, pode iniciar pequenos testes de progressão ao decorrer dos dias, iniciando em sessões de 10 minutos, depois 15, 25, 30, 40 e 50.

 

Realize networking

 

Termo bastante utilizado atualmente, e isso indica que o fato de precisarmos estar conectados, seja pessoalmente ou virtualmente, é algo necessário. Focar em assuntos de interesse é fundamental, e manter a relação com pessoas que fazem o mesmo que nós é muito importante. Procure estar em contato com pessoas que estão no mesmo ciclo que você, assim poderá tirar bom proveito de um relacionamento mais saudável, ser informado sobre assuntos relevantes e criar laços produtivos. A troca de conhecimento enriquece tanto pessoal como profissionalmente, isso faz com que novas experiências e novas técnicas evoluam e todos possam fazer parte desse processo em conjunto.

 

Cuide da sua saúde

 

Por último, porém o mais importante. Manter uma vida saudável é o desejo de todos, mas para que isso aconteça, depende de boa parte da iniciativa própria. Pelo fato de trabalhar em casa, haverá alguns maus hábitos que podem tentar influenciar em sua produtividade e consequentemente refletirão na sua saúde. Uma vigilância constante deverá ser tomada e conscientizada, já que poderá não ter alguém por perto para alertá-lo.

Assim como mostrado que seu ambiente de trabalho deve ser organizado, ele também deve ser planejado, ergonomicamente viável e limpo, uma boa cadeira pode ser um bom começo, já que passará boa parte do seu tempo sentado. Lembrando que a postura é um fator primordial, normalmente relaxamos em casa e sentamos de qualquer maneira, mas isso a longo prazo pode acarretar sérios danos, principalmente na coluna vertebral.

Tome cuidados com o brilho do monitor e a distância que você se encontra diante dele, alguns trabalhos tendem a prender nossa atenção e ficamos muito tempo de olhos fixos na tela. Outra atenção que devemos ter é em relação aos fones de ouvidos, a maioria das pessoas que querem manter foco, tendem a colocar música nas alturas, isso pode acelerar a perda de audição precocemente, procure deixar o volume em um tom ambiente.

Fazemos muitos movimentos durante o dia inteiro, vários deles repetidos, que com o tempo poderá trazer alguma lesão, seja leve ou grave. Para evitar esse e os demais problemas, é recomendado pequenas pausas ao decorrer do trabalho, uma das sugestões é a cada 50 minutos trabalhados, fazer uma pausa de 10 a 15 minutos para alongar-se, levantar da cadeira para ir buscar água, respirar um pouco do ar externo e descansar os olhos.

Ao estarmos em nossas casas, temos o hábito de nos alimentar várias vezes, nem que seja beliscar um lanchinho uma hora e outra. Para quem realiza home office, esse costume tem que ser combatido diariamente com dieta balanceada e horários regrados. Uma boa parte das pessoas tendem a ter ansiedade e um dos pontos de fuga é a comida, o mais indicado é consumir frutas.

O corpo não vive apenas de saúde corporal, mas também devemos cuidar de nossa saúde mental, realizar sessões de meditação e caminhadas podem ser uma boa alternativa para relaxar a mente, deixando os pensamentos livres de preocupações. É um momento ímpar que pode ser realizado antes ou depois de um dia de trabalho para amenizar o estresse do dia-a-dia.

Essas foram algumas dicas importantes que nós do Studio Gepetta estamos todos vivenciando durante o período atual de trabalho home office e esperamos que esse compartilhamento de experiência possa lhe ajudar, lembrando que não são regras ou fórmula mágica, mas que podem trazer uma rotina de trabalho mais saudável e produtiva.