Tendência digital: o « microlearning »

Imagem de duas mulheres olhando para o computador.

Economizar tempo: estas são as palavras-chave do « microlearning ». E, diga-se de passagem, o tempo é uma grande preocupação das empresas, especialmente em termos de treinamento. Em um mundo ultra conectado, nossa capacidade de concentração é colocada à prova. Então, para cativar o público e impulsionar o treinamento, nada mais lógico do que se apoiar em um suporte interativo simples, mas, acima de tudo, rápido! Um máximo de informações em um mínimo de tempo graças ao vídeo explicativo animado, este é o objetivo do « microlearning ».

 

Um novo modo de treinamento

 

Semanas de treinamento onde nós nos afogamos em informação acabaram. O ponto forte do microlearning é, acima de tudo, a economia de tempo. Agora é possível dividir o treinamento em módulos de acordo com os temas. Um treinamento rápido que garante resultados. Leva apenas alguns minutos, o tempo necessário ao seu público para ser cativado e memorizar o assunto sem ficar entediado. Como uma série de TV, é um método flexível baseado em um objetivo específico e não em dezenas de objetivos incompreensíveis.

 

Microlearning e memória

 

O impacto na memória de um módulo de 5 minutos de treinamento por semana durante 2 meses será muito maior do que o de um único módulo de 40 minutos acessado uma só vez. Esse tipo de treinamento digital também pode ser visto e revisado quantas vezes quisermos. Simples e envolvente!

 

Mas antes de tudo, o que é o microlearning?

 

O microlearning é uma forma de ensino à distância, muitas vezes online, de curta duração. Os módulos de treinamento duram de 30 segundos a 5 minutos e usam técnicas muito lúdicas, como vídeos, textos, imagens e sons. O microlearning se caracteriza por interações com conteúdos micro em estruturas de aprendizado online, mas também pela facilidade de acesso.

 

A serviço das empresas

 

O treinamento, uma etapa que pode ressoar como um palavrão para pequenas e grandes empresas. De fato, às vezes é chato, não adaptado, muito longo ou muito complexo, um treinamento mal feito é um treinamento perdido! É por isso que as empresas querem otimizar esse rito de passagem essencial para torná-lo uma verdadeira alavanca de desempenho graças ao microlearning. Um sistema baseado na autonomia e onde o “aluno” se torna o próprio líder do seu treinamento! Uma abordagem extremamente educacional que envolve mais as equipes a serem treinadas do que o treinamento convencional. Através do microlearning, todos os temas, mesmo os mais complexos, podem ser abordados de forma clara e concisa.

 

Simples e envolvente!