O storytelling ou a arte de contar histórias

Imagem de mãos de jovem mulher utilizando uma máquina de escrever

« E eles foram felizes para sempre… »

No centro das estratégias de comunicação, o storytelling tornou-se um passo essencial permitindo às empresas contarem sua história. Verdadeira arte de « narrar », é uma arma de sedução em massa para dar outro tom ao discurso geralmente muito institucional, abrir espaço para um pouco de frescor e, por fim, desencadear a emoção. Humor, suspense, tonalidade contrabalanceada, todos os códigos da narração são a chave para uma ênfase corporativa ou de produto, ou até mais eficazes.

 

Quando originalidade rima com eficácia

Liberte a sua imaginação e criatividade: estas certamente são as palavras-chave de um storytelling de sucesso para seduzir o seu público. A originalidade provará ser seu melhor aliado para criar um universo imaginário exclusivo para sua imagem. Por exemplo, sob a forma de narração da Xerazade para mais magia, de anedota de avó para mais intimidade ou ainda de lenda para mais mistério, tudo é permitido! Se trata, antes de tudo, de criar um relacionamento especial com seu público e tornar sua mensagem m.e.m.o.r.á.v.e.l.

 

Com falta de inspiração? Nossos storytellings favoritos lhe darão um gostinho do que está por vir! Da comunicação externa à interna passando pelo treinamento, universos escalonados para todos os públicos.

 

1. Propaganda Ikea – La Lampe: https://www.youtube.com/watch?v=CfDBAFrh71o

 

2. Leroy Merlin – Super Heróis: https://www.youtube.com/watch?v=OkUgQy3sUyo

3. Propaganda Hospital de Amor – Vencer o câncer é mais fácil quando se está cercado de amor: https://www.youtube.com/watch?v=naXplhurrCU

Preparar… Apontar… Escrever!