Instagram ou Facebook? Qual rede social adotar para o marketing de vídeo

Imagem com ícones de redes sociais

Esta é a eterna pergunta… Os viciados em redes sociais certamente irão reconhecer! Entre o Instagram e a outrora famosa plataforma Facebook, meu coração hesita. É até desnecessário dizer que as redes sociais expandiram o campo de comunicação, especialmente para as empresas. Então, para quem pedir ajuda na promoção de nosso conteúdo em vídeo? Mais uma vez, vocês não vão acreditar, tudo é uma questão de público alvo!

Nada mais eficaz do que um vídeo como meio de promoção. Na verdade, ele é uma fonte de viralidade, o que explica seu sucesso nas redes sociais. Como testemunhas estão os números mais recentes. Eles mostram que 68% dos especialistas de marketing publicaram um vídeo no Facebook contra 41% no Instagram. Números que evoluirão, no entanto, dada a forte demanda e o crescente uso desses poderosos meios de comunicação. Contudo, devemos ainda saber como usá-los com sabedoria!

À primeira vista, poderíamos colocar o Instagram e o Facebook em pé de igualdade. Esses dois gigantes dão rédea solta às marcas para publicar conteúdo de vídeo gratuito. Também para transmitir vídeo ao vivo ou ainda contação de histórias, o formato queridinho do conteúdo da marca. Mas, olhando mais de perto, ambos têm propriedades muito distintas que exigem uma análise de marketing pós publicação.

Qual é meu público alvo?

Certamente uma questão crucial para poder estabelecer uma campanha eficaz nas redes sociais. Determinar seu público alvo no início permitirá conhecer seus hábitos de utilização de diferentes plataformas e, assim, oferecer conteúdo adaptado.

Qual é meu objetivo?

A estratégia de vídeo nas redes sociais atende a um objetivo específico: notoriedade, imagem, aumento de vendas, novos produtos … Não há dúvida nenhuma que essa gerência de perfil tem objetivos corporativos! A taxa de engajamento sendo extremamente alta, é fundamental para pequenas e grandes marcas usar essas plataformas. Inclusive para atingir seus objetivos de forma rápida, concisa e, acima de tudo, a um custo menor.

Após essa rápida análise de marketing, algumas vantagens e desvantagens devem ser consideradas antes de planejar sua estratégia de vídeo nas redes sociais.

  • Número de usuários: o Facebook continua imbatível e reúne uma maior diversidade com categorias sociodemográficas e grupos etários muito diferentes, tornando-o mais acessível para se comunicar com o público. Com mais de 2,2 bilhões de usuários contra 1 bilhão no Instagram, ele se destaca como A plataforma a ser explorada. No entanto, isso não é necessariamente o melhor indicador. Durante uma campanha de marketing de vídeo, são os comportamentos e hábitos de uso que devem ser aprofundados para entender a base de usuários de cada rede.
  • Engajamento: se o Facebook tem a vantagem de ter uma população condensada que facilita o trabalho de mirar no objetivo, o Instagram tem uma taxa de engajamento melhor. Na verdade, 80% dos usuários do Instagram seguem uma empresa. Isso impulsiona seu sucesso em mídias sociais com uma base de usuários extremamente ativa! O formato de vídeo é muito bem-sucedido, especialmente graças aos stories que conta com 300 milhões de usuários por dia. Enquanto isso, o Facebook se esforça para alcançar a metade desses stories publicados.

Veredito?

Se o Facebook continua sendo a rede mais popular para as marcas, o Instagram é seu melhor aliado para uma campanha de marketing de vídeo. Ele reina supremo em assuntos audiovisuais e por uma boa razão, a plataforma foi projetada para colocar em destaque o aspecto visual. E enquanto as marcas estão imensamente presentes no Facebook, seu colega oferece um valor agregado em termos de marketing mesclado. Vamos explicar!

  • O Instagram possui uma melhor performance visual.
  • Ele torna mais fácil para as marcas alcançarem os consumidores com a opção de vídeo story e live, dando às marcas uma maneira interativa e, acima de tudo, gratuita de compartilhar!
  • Menos poluição visual: feito! Ao contrário do Facebook, cuja interface é realmente inundada com anúncios pagos, o Instagram oferece o luxo de uma interface minimalista que alterna o tipo de conteúdo para uma melhor experiência do usuário.
  • O Instagram está em pleno crescimento especialmente entre os jovens de 12 a 17 anos, uma população que irá prosperar no futuro!

Então, no final, conhecer bem as propriedades das redes sociais é aumentar nossas chances de sucesso em nossas campanhas de marketing de vídeo. Depende de você!